segunda-feira, 27 de outubro de 2008

:: Introdução

Todos os historiadores estão de acordo em constatar que o movimento europeu para a renovação das artes aplicadas nasce na Bélgica antes do que em qualquer outra parte, entre 1892 e 1894, e nasce ex abrupto, com a Casa Tassel de Horta em Bruxelas e a decoração de Van de Velde para sua casa em Uccle... Essas obras parecem não ter nenhum precedente, e os elementos do novo estilo, que será chamado de art nouveau, já surgem perfeita e coerentemente elaborados” (Historia da Arquitetura Moderna, LEONARDO BENEVOLO, pg 273)

Precursores do art nouveau na Bélgica, os jovens artistas Victor Horta e Henry van de Velde e suas experimentações são de suma importância para a compreensão do movimento e suas principais características. Suas contribuições, a serem evidenciadas neste trabalho, deram início a uma nova linguagem que fora disseminada mundo afora – embora alguns autores acreditem que o movimento tenha surgido espontânea e simultaneamente nos vários lugares do mundo, de forma independente.
Como já foi ressaltado, o art nouveau possui o caráter de cultura de vanguarda e, portanto, muitas vezes não segue uma linha única de pensamento e/ou produção, podendo ser avaliado de forma distinta em cada local que se desenvolve. Além disso, o movimento atrai a personalidade do artista para as questões artísticas de modo muito mais sério do que no passado, o que contribui para as diferenças teóricas e práticas entre eles. Por fim, a confusão de tendências e fontes indiretas que podem ter influenciado o art nouveau completa a lista de fatores que justificam esse relativo distanciamento entre o estilo de um artista e outro, embora muitas características se enquadrem na descrição do estilo como um todo.
Nessas condições, até mesmo experiências realizadas na mesma região – como é o caso dos artistas belgas Horta e Van de Velde – podem possuir características distintas, o que muitas vezes impede que suas obras sejam analisadas de forma conjunta. Analisar essas diferenças é o principal objetivo desse trabalho, levando em consideração as influências externas, o pensamento teórico e as experiências práticas dos dois artistas.

Nenhum comentário: